Nas empresas geradoras de produtos e serviços, a Qualidade é um objectivo estratégico. Cumpri-lo importa vantagens, não apenas ao nível do aumento da eficiência que a melhoria nos processos permite, mas principalmente, pela contribuição para o reforço da confiança e da imagem.

A Certificação do Sistema da Qualidade de um produto, bem ou serviço, atesta a sua conformidade com normas reconhecidas internacionalmente. Além dos benefícios internos para a organização e seus colaboradores, a certificação constitui um importante factor de diferenciação competitiva.

A Clinica de Ortodôncia A. Korrodi Ritto Lda, tem por isso na Qualidade uma das suas prioridades permanentes. Foi certificada em 2002 pela norma de referência NP EN ISO 9001:2000, pela  APCER – Associação Portuguesa de Certificação, que atribuiu o Certificado de Conformidade número 2002/CEP.1851, implementado na gestão do tratamento ortodôntico. O Sistema da Qualidade implementado na Clínica de Ortodôncia A. Korrodi Ritto aplica-se a todos os processos existentes, por forma a garantir a satisfação dos requisitos dos clientes, a satisfação dos sócios e colaboradores, a consolidação das relações com os fornecedores, o respeito pelo meio ambiente e ainda a garantir o cumprimento integral da legislação aplicável à actividade.

Este desafio pressupõe a aposta estratégica numa “cultura interna da Qualidade” para prestar um serviço de excelência. Para implementar, manter e melhorar continuamente um sistema de gestão da qualidade, incluindo a necessária melhoria contínua e respectivo planeamento, a Organização identificou os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade, garantindo a sua aplicação, determinou igualmente a sequência dos processos e respectivas interacções, bem como os critérios e métodos para o seu controlo, medição e monitorização.

A articulação funcional entre os diferentes processos da Clínica é dada pela figura seguinte:

A melhoria contínua nos processos e aspectos organizacionais, traz vantagens múltiplas, não apenas pela eficiência (perspectiva empresarial) mas, sobretudo pela eficácia.

Para a Clinica de Ortodôncia, trabalhar segundo critérios e processos de qualidade, envolve uma maior responsabilização e apelo para a criatividade dos seus colaboradores, em si, uma via para a satisfação profissional dos mesmos.