APARELHOS REMOVÍVEIS TRANSPARENTES

Desde 1988, mais de 3 décadas, que usamos os alinhadores de diversas formas.

Tudo começou quando fiz um curso sobre aparelhos termo-formados com o Dr. Michel Amoric, um dos pioneiros nesta área.

A partir daí iniciámos uma caminhada usando para além dos alinhadores termo-formados, retentores, activadores, posicionadores e outros sistemas.

Na altura recorríamos ao setup de modelos (corte de cada dente e sua individualização nos modelos de gesso) onde reposicionávamos os dentes e confecionávamos etapa a etapa o alinhador.

Mais tarde, com o desenvolvimento de novos materiais, implementámos técnicas de 2 ou 3 camadas onde a primeira camada em contacto com o dente era muito mole (tipo borracha) e as outras capas eram rígidas ou semirrígidas. De seguida vieram os materiais com maior memória elástica que permitiam diminuir o número de etapas de confeção dos alinhadores.

O contacto com outros colegas abriu-nos novos horizontes, nomeadamente numa altura em que dei um curso no Congresso de Ortodontia no Brasil (anos 90), encontrei-me com a Dra. Elisabeth Oliveira que tinha desenvolvido o sistema de cápsulas Be Flash que usava acessórios (botões de policarbonato e cadeias elásticas) para realizar maiores movimentos com os alinhadores.

Nessa época, no Congresso da Associação Americana de Ortodontistas apareceram pela Raintree Essix alicates especiais que permitiam ser aquecidos e activar os alinhadores (técnica que ainda usamos hoje em dia para pequenos movimentos).

Nesta caminhada fomos usando outros procedimentos, como as preparações dos dentes no gesso – técnica da bolha.

Ou técnicas combinadas com elásticos:

Desenvolvemos vários sistemas magnéticos aplicados nos alinhadores, que ajudavam na movimentação dentária e esquelética.

No início do ano 2000, começam a aparecer no mercado fora da Medicina Dentária as primeiras impressoras 3D de tamanho mais pequeno. Surge-me a oportunidade de contactar com a Envisiontec e de fabricar diversos modelos nas suas impressoras na Alemanha, cuja qualidade era impressionante. 

Nessa altura escrevi este artigo intitulado “Modelos Virtuais – o fim do gesso” na revista Dentalpro N41 (ver artigo).

Mais ou menos na mesma altura escrevi na revista Dentistry o artigo “Construção dos alinhadores transparentes no consultório” (ver artigo), que descrevia o recurso às novas tecnologias 3D, e a construção de alinhadores com brackets (vestibular e lingual), sistemas auxiliares de ancoragem esquelética (micro implantes), e os mais inovadores sistemas 3D de planificação virtual do tratamento com recurso a aditamentos (attachments) para ajudar na movimentação dentária nos 3 planos.

Os nossos modelos na altura (estamos a falar de 2005 – 2015) eram fabricados com recurso á estereolitografia.

A evolução das impressoras 3D na última década permitiu a passagem das 8h para criação de 6 modelos para os 30 minutos através da mudança do sistema SLA (StereoLithoGraphy) para os sistemas de polimerização por luz LCD e DLP (ainda demorados) e a evolução para o cDLM (contínuos Digital Light Manufacturing).

Actualmente usamos na nossa clínica a última tecnologia de impressoras 3D cDLM, e os potentes softwares 3D de planeamento. Isto permite-nos ter um total controlo sobre a confecção dos alinhadores não deixando para as mãos de outros o planeamento dos casos.

No futuro próximo, as impressoras 3D para além de produzirem os modelos onde são fabricados os alinhadores, vão imprimir também os alinhadores (sistema já em fase final de desenvolvimento pela Envisiontec – 2020).

Alinhadores Ritto – o que são?

São aparelhos removíveis que permitem alinhar discretamente os dentes. Mais de 3 décadas de experiência permitem o fabrico personalizado, recorrendo a diferentes técnicas, tornando a correção mais rápida e mais fácil.

Este método ortodôntico explora a ação de uma série de “goteiras” transparentes feitas sob medida, chamados alinhadores, para oferecer ao paciente o máximo conforto. As goteiras, são substituídas a cada 7/10 dias e criam progressivamente movimentos dentários definidos com base num projeto de tratamento virtual que realizamos no início do tratamento.

Os alinhadores podem incorporar vários sistemas de aplicação de forças sobre os dentes, permitindo guiar os movimentos de forma precisa.

Vantagens:

  • discreto : os alinhadores transparentes são transparentes e relativamente invisíveis; a uma distância superior a 50 cm, dificilmente você perceberá que está usando um aparelho ortodôntico;
  • removível : os alinhadores devem ser removidos para comer, beber, escovar os dentes ou para ocasiões especiais;
  • confortáveis : os alinhadores são construídos a partir de digitalização  precisa dos seus dentes, para que fiquem perfeitamente aderentes. Dificilmente causam problemas de adaptação nas gengivas, lábios e língua.

Desvantagens:

  • colaboração : é necessária uma colaboração cuidadosa do paciente. Os alinhadores transparentes devem ser usados ​​pelo menos 22 horas por dia, o que equivale a dizer que eles só podem ser removidos para comer e realizar manobras de higiene bucal;
  • alimentaçãonão é recomendável comer e beber com os aparelhos. Antes de cada refeição ou lanche, é aconselhável remover os alinhadores para evitar quebras / deformações e alterações de cor dos mesmas.

Os alinhadores são adequados para mim?

Os aparelhos transparentes são capazes de tratar uma ampla gama de problemas de alinhamento, desde pequenos movimentos dentários a casos mais complexos, mas apenas uma avaliação ortodôntica especializada pode definir se esse é o tipo de tratamento de escolha para o seu caso.

Como se procede?

Após uma análise ortodôntica, é feito um plano e orçamento. De seguida são confeccionados os aparelhos e marcada a consulta. Nesse dia, normalmente tem que se colar nos dentes uns pequenos aditamentos em compósito que vão ajudar na movimentação dentária. São fornecidos vários aparelhos para ir trocando e marcada a visita seguinte que normalmente é 8 semanas depois.