Qual a vantagem de corrigir a posição dos meus dentes?
- A correcção da posição dos dentes e/ou maxilares pode alterar o aspecto facial conferindo-lhe contornos e proporções mais harmoniosas e agradáveis, melhorando o aspecto e a auto-imagem do paciente.
- Ao harmonizar dentes e arcadas maxilares obtém-se uma melhoria da função dos músculos e articulações da face.
- Os dentes apinhados são mais difíceis de limpar estando por isso mais sujeitos a cáries e problema de gengivas ao longo da vida.
- Os dentes salientes estão mais sujeitos a fracturas.
- Os dentes direitos permitem, em princípio, manter uma dentição sem problemas ao longo da vida.
Quais os tipos de tratamento?
Há uma enorme variedade de aparelhos móveis ou fixos desenhados para moverem os dentes e as arcadas maxilar e mandíbular para a posição desejada. Os aparelhos fixos são hoje dos aparelhos mais comuns. Eles são constituídos pelos brackets que se encontram colados aos dentes e pelos arcos de metal que ligam os brackets uns aos outros.
Será que os aparelhos fixos provocam dor?
A colocação do aparelho fixo não provoca dor porque o aparelho é colado por cima dos dentes. Depois de serem colocados ou ajustados, provocam um ligeiro desconforto, sobretudo ao mastigar, durante os primeiros dias. Ao fim da primeira semana, o desconforto desaparece na quase totalidade dos casos.
A importância da higiene oral no tratamento ortodontico
A saliva de todos nós contem milhões de bactérias que se unem à superfície dos dentes, multiplicando-se rapidamente e formando uma camada a que chamamos placa bacteriana. A placa bacteriana é uma substância mole e quase incolor, difícil de ser observada, excepto quando em grande quantidade. Fica aderente à superfície dos dentes, sobretudo nas zonas interdentárias e junto às gengivas. A placa bacteriana acumula-se também nos brackets e nas bandas utilizadas na correcção ortodôntica. A placa bacteriana é responsável pelas cáries e pela doença periodental que afecta as gengivas e outras estruturas de suportes dos dentes.
Placa Bacteriana coroada
Como devo fazer a higiene oral?
Em princípio, o seu médico só iniciará o tratamento ortodôntico quando for capaz de manter uma boa higiene oral. Nas correcções com ortodontia fixa, os brackets e bandas são difíceis de limpar, exigindo uma escovagem muito cuidadosa. Em certos pacientes será provavelmente necessário utilizar, além da escova e dentrífico, outros auxiliares de higiene (fio dentário, escovilhões, etc…) e efectuar uma dieta própria para esta fase de tratamento.