O branqueamento dentário, tal como o nome indica, é uma técnica que visa tornar os dentes mais brancos. Algumas pessoas nascem com dentes mais amarelos do que outras. Outros têm dentes que escurecem com a idade. A cor dos seus dentes naturais pode ser afectada por muitos factores.
As manchas superficiais (chamadas manchas extrínsecas pelos dentistas) e a descoloração
Podem ser causadas por:
- Tabaco (fumado ou mascado)
- Beber café, chá ou vinho tinto
- Comer alimentos altamente pigmentados como as cerejas e as amoras
- Acumulação de depósitos de tártaro, que resultam da placa bacteriana que endureceu.
As manchas internas (chamadas manchas intrínsecas pelos dentistas)
Podem ser causadas por:
- Tratamento com tetraciclinas (antibiótico) durante a altura da formação dos dentes
- Escurecimento dos dentes, fazendo parte do processo de envelhecimento
- Traumatismo dos dentes, resultando a morte do nervo dentário, dando uma coloração acastanhada, acizentada ou negra
- Ingestão excessiva de flúor, durante a formação dos dentes (do nascimento até aos 16 anos), que confere um aspecto mosqueado aos dentes.
Branqueamento dentário efectuado em 3 sessões de vinte minutos no consultório. Esta é a forma de conseguir o melhor resultado, todavia muitas outras modalidades existem actualmente.
Quais são as formas de branquear os dentes?
Destartarizações feitas por um profissional removem a maioria da pigmentação ou manchas causadas pelos alimentos e tabaco. O uso de uma pasta dentífrica branqueadora também pode ajudar a remover as manchas superficiais entre as visitas ao dentista. Deve ser usada com cuidado pois desgasta os dentes (aconselhe-se no dentista). Se a pigmentação se mantiver ao longo dos anos, pode precisar que os seus dentes sejam branqueados profissionalmente, para remover essas manchas mais persistentes. As manchas intrínsecas podem ser branqueadas internamente ou restauradas com material estético, ou tornadas não visíveis através da colocação de coroas (prótese fixa). Apesar destes tratamentos serem seguros e eficazes, o seu dentista vai recomendar-lhe qual o tratamento mais adequado para si tendo em conta o estado do dente e os resultados que pretende obter.
Branqueamento Dentário
O branqueamento dentário pode ser feito num consultório dentário ou em casa, usando em ambos os casos um produto fornecido pelo seu dentista. Ambos os métodos utilizam geis de branqueamento que oxidam as manchas.
EM CASA – A técnica consiste na colocação de um produto de branqueamento em contacto directo com os dentes. Este tratamento é feito em casa, sendo apenas super visionado pelo médico dentista. O paciente leva uma goteira (pequeno aparelho de borracha que se coloca nos dentes) e põe uma pequena porção do produto na zona dos dentes que pretende clarear. Seguirá as instruções do profissional, e em quatro a 6 dias terá certamente uma alteração da cor, sem prejuízo da integridade do esmalte. O produto pode ser aplicado durante toda a noite ou apenas umas horas durante o dia, dependendo das indicações fornecidas pelo profissional. O gel de branqueamento prescrito pelos dentistas contem uma solução de 10 a 15 % de peróxido de carbamida. Quando feita com supervisão do seu dentista esta forma de branqueamento é muito eficaz.
Quanto Custa?
O preço é variável consoante a técnica usada, o tipo de pigmento apresentado e o número de sessões. Pode variar entre os 150.00 e 450.00 euros. Todavia pode pedir na recepção para que seja marcada uma consulta para um orçamento sem qualquer compromisso.Os dentes desvitalizados que mudaram de cor também podem ser branqueados da mesma forma, ou colocando o agente branqueador dentro do dente.
Exemplos de branqueamento em casa
NO CONSULTÓRIO – A técnica de branqueamento a laser tem entrado em desuso e tem vindo a ser substituída pela chamada luz azul ou luz fria. Trata-se de uma luz que vai activar um produto clareador que é previamente colocado sobre os dentes. Normalmente são necessárias duas a três sessões, dependendo do tipo de pigmento existente. Cada sessão demora aproximadamente 20 minutos. Este tratamento permite um clareamento mais potente que o anterior, mas também é mais caro. Sistema de luz azul para branqueamento no consultório.
3 Sessões
A – O que é o Branqueamento?
É um procedimento clínico que clareia / branqueia as descolorações e pigmentações dos dentes. É uma técnica simples e indolor que permite tornar os seus dentes mais brancos. Não danifica a estrutura dentária.
B – O que causa a pigmentação dos dentes?
As alterações da cor dos dentes variam de pessoa para pessoa. As causas incluem tabaco, bebidas tais como chá, café, vinho, tetraciclinas (antibióticos), excesso de flúor, traumatismo dentário ou o processo.
C – Quem pode fazer branqueamento?
Basicamente qualquer pessoa com dentes saudáveis. No entanto, a eficácia do tratamento pode variar. Após uma observação, o seu médico dentista poderá avaliar quais os resultados a esperar do tratamento no seu caso.
D – Quais os métodos de branqueamento e qual o seu grau de eficácia?
Pela ordem de eficácia podemos descrever: Luz azul (o mais eficaz), laser e branqueamento em casa. O laser é usado apenas para retocar a cor de uma zona mais especifica, ou de um dente apenas. A luz azul é um método mais moderno e menos perigoso que o laser. Estes sistemas são os mais poderosos no branqueamento. O branqueamento em casa é uma forma também muito eficaz e que dá resultados muito bons. As pastas branqueadoras e produtos de compra em super-mercados, podem desgastar os dentes e serem prejudiciais.
E – Como Funciona?
Após um breve exame do seu estado de saúde oral, o seu médico dentista irá recomendar uma das várias alternativas de branqueamento de acordo com as suas necessidades. Pode ser preciso substituir restaurações antigas, fazer higienização ou tratar dentes com cáries antes de proceder ao branqueamento dos seus dentes.
F – Existem alguns efeitos secundários?
Um pequeno número de pessoas pode sentir um aumento de sensibilidade ao frio e calor durante o processo de branqueamento. Tal facto é temporário e desaparece logo que o tratamento acabe. Existem ainda alguns produtos de prevenção que reduzem uma eventual sensibilidade. O fluor para bochecho diário deve ser aplicado nesses casos.
G – Quanto tempo duram os resultados?
A duração dos resultados depende muito de si. Mantendo uma boa higiene oral e escovando regularmente os dentes, especialmente após ter consumido alimentos ou bebidas que pigmentem os dentes, tais como café, chá, vinho tinto e tabaco, os resultados obtidos podem manter-se durante anos. Se quiser, poderá fazer aplicações periódicas durante 1 ou 2 dias anualmente.