O medo e a ansiedade de vir ao dentista, tanto em crianças como adultos é um dos principais problemas dos pacientes. Assim sendo, um dos grandes objectivos da Medicina Dentária é o controlo desse mesmo medo e ansiedade, muitas vezes gerado pelo stress da ida ao dentista, e que pode provocar alterações de comportamento ou manifestações que impossibilitam o tratamento.
A Sedação consciente é uma técnica em que a utilização de um fármaco ou fármacos produz uma alteração de estado no sistema nervoso central, permitindo a realização do tratamento e o controlo dos níveis de stress e ansiedade do paciente.
O método utilizado consiste na administração de oxigénio (O2) e protóxido de azoto (N2O), por inalação, através de uma máscara nasal cuja dosagem é controlada por um aparelho misturador permitindo assim alcançar facilmente um estado de conforto e relaxamento da mente, permanecendo o paciente consciente e acordado. Após a consulta a recuperação é completa e imediata.
A sedação consciente tem uma ampla aplicação na Medicina Dentária, podendo ser utilizada praticamente em todos os pacientes, em todos os procedimentos e em todas as especialidades.