O laser (sigla para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation), é um dispositivo que produz radiação eletromagnética com caraterísticas muito bem definidas. A radiação eletromagnética por ele conseguida é monocromática (possui comprimento de onda muito bem definido), coerente (todos os fotões que compõem o feixe emitido estão em fase) e colimada (o feixe de ondas gerado propaga-se de maneira praticamente paralela).
Devido às suas propriedades, encontraram-se diversos campos de utilização para as mais diversas áreas, entre as quais a medicina dentária. De acordo com a aplicação pretendida, deve ser selecionado o tipo de laser mais apropriado, tendo em conta as diversas caraterísticas, quer do laser, quer para o fim a que se destina.
Vantagens do tratamento a laser:
- Possibilita o tratamento de cáries sem broca e, em alguns casos, sem recorrer à agulha da anestesia.
- Em pequenas cirurgias de tecidos moles diminui o sangramento e auxilia o processo de coagulação e cicatrização, dispensando muitas vezes a necessidade de sutura.
- Acelera o processo de cicatrização no pós-operatório.
- Os danos nos tecidos circundantes são minimizados.
- Menor probabilidade de infecções nos locais intervencionados uma vez que o feixe de alta energia tem uma ação desinfectante.
- Útil em crianças e pacientes ansiosos por proporcionar um tratamento mais confortável.
Para além de tudo isto é versátil, podendo ser usado numa ampla gama de procedimentos dentários tais como:
Tratamentos de cáries/ Preparação de cavidades
Geralmente de forma menos invasiva, conservando mais tecido são. A sua grande vantagem é a substituição da turbina (som característico) e a possibilidade de eliminar a necessidade da picada da anestesia.
Preparação para colocação de selantes
Preparação do esmalte para receber os selantes de fissura.
Sensibilidade dentária
Selamento dos túbulos dentinários o que permite uma diminuição da condução dos estímulos térmicos.
Tratamento periodontal
Útil na remoção de tártaro e placa bacteriana, tendo ainda uma ação desinfectante sobre o periodonto.
Alongamento coronário
O laser permite reformular o contorno gengival tanto a nível dos tecidos moles (gengiva) como dos tecidos duros (osso), necessários quer por questões estéticas, quer por necessidade de efetuar restaurações mais profundas.
Frenectomia
O corte do freio labial ou lingual é muitas vezes necessário sobretudo em crianças que, apresentam um movimento da língua muito restrito ou cuja implantação baixa do freio labial dê origem a um diastema (espaço entre os dentes).
Remoção de fibromas e pequenas cirurgias
Usado de forma indolor, com sangramento mínimo e fácil cicatrização.
Endodontia
Usado na descontaminação dos canais pode ser um grande aliado no processo de desvitalização.
Aftas e herpes
Promove a cicatrização de aftas e herpes e minimiza a dor, associada a este tipo de lesões através de bioestimulação.
Branqueamento dentário
Acelera o processo de branqueamento dentário.
O tratamento a laser é já uma realidade na nossa clínica, onde dispomos de dois tipos diferentes de laser, o laser de diodo e o laser de érbio. O uso do laser permite-nos optimizar e inovar os procedimentos dentários.
O laser díodo é usado sobretudo em tecidos moles para pequenas cirurgias gengivais, como frenectomias e eliminação de fibromas. Também permite efetuar bio-estimulação e branqueamentos dentários. Traz como vantagens a diminuição do sangramento e geralmente um melhor pós operatório.
O laser de érbio possibilita a realização de tratamentos dentários sem broca e, muitas vezes, sem a picada da agulha subjacente à anestesia. Os procedimentos realizados com este tipo de laser tendem a ser menos invasivos e mais conservadores. A substituição da broca evita o sobreaquecimento do dente, responsável pela dor, o que aliado ao selamento dos túbulos dentinários, evita a sensibilidade dentária pós-operatória.
O uso do laser pode vir a revolucionar a medicina dentária convencional com uma ampla possibilidade de intervenções quer em adultos quer em crianças.
Quais as contra-indicações dos tratamentos com laser em medicina dentária?
As contra-indicações e cuidados a ter são os mesmos das técnicas convencionais.